Reflexões sobre a Prática Educativo-crítica, Gestão Social e Educação a Distância: o caso do PNAP em Santa Catarina

Autores/as

  • Carlos Eduardo Justen Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luís Moretto Neto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Samuel Felippe Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.21.178-210

Palabras clave:

Educação a distância, Administração Pública, Gestão Social

Resumen

O presente artigo analisa a experiência do Curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de um seminário temático sobre Gestão Social ofertado, em 2011, em seis pólos da UFSC no Estado de Santa Catarina, buscando caracterizar a congruência da concepção de educação desenvolvida e da possível formação profissional decorrente com a abordagem da gestão social. A partir de estudo de caso, de caráter qualitativo e orientação descritiva, foram investigadas quatro categorias analíticas - cidadania deliberativa, dimensões epistemológica e profissionalizante do projeto político-pedagógico, além de clareza conceitual e capacidade analítica sobre Gestão Social. Os resultados demonstraram uma orientação à abordagem da educação estratégica em Administração Pública, em que se repetem as mazelas do ensino presencial, ampliando o risco da massificação cognitiva mediante uma racionalidade tecnológica que valoriza meios em detrimento de fins.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Justen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando - CPGA/UFSC

Luís Moretto Neto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Adjunto IV - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Samuel Felippe, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando - CPGA/UFSC

Publicado

2012-09-28

Cómo citar

Justen, C. E., Moretto Neto, L., & Felippe, S. (2012). Reflexões sobre a Prática Educativo-crítica, Gestão Social e Educação a Distância: o caso do PNAP em Santa Catarina. Desarollo En Cuestión, 10(21), 178–210. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.21.178-210