Gestão das Políticas Governamentais para os Recursos Hídricos, Recife, Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.103-126Palabras clave:
Água, Políticas públicas, Recursos hídricosResumen
O objetivo deste estudo foi o exame das políticas governamentais brasileiras, nos níveis nacional, estadual (Pernambuco) e municipal (Recife) voltadas para a conservação dos recursos hídricos. A água, um recurso natural, é um bem inerente à vida de todo ser humano e por isso necessita ser preservado. A pesquisa utilizou-se do meio de investigação documental e da pesquisa bibliográfica, na medida em que examinou os resultados das conferências internacionais e os documentos de planejamento. A crescente degradação dos recursos hídricos gera no cenário internacional uma inquietude para que possam ser definidas estratégias para salvaguardar este tão precioso bem. Concomitantemente a isto, as políticas públicas são criadas nos âmbitos federal, estadual e municipal e são discutidas no cenário econômico e ambiental para a definição de objetivos e metas para que não ocorra o colapso e que, assim, este recurso possa ser utilizado de maneira adequada para que no futuro todos os cidadãos possam ter acesso a uma quantidade e qualidade adequada para suas necessidades básicas gerando sustentabilidade. O Estado de Pernambuco e o municipio de Recife não se furtam a esta necessidade e criam alternativas para uma gestão que traga benefícios à sua população e conserve os recursos hídricos. É conclusão da pesquisa que a formulação de políticas públicas não será totalmente eficaz se não houver o engajamento das pessoas, a sensibilização e conscientização delas acerca da problemática dos recursos hídricos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).