Território Vulnerável e Desenvolvimento Humano: Uma análise à luz da política pública de assistência social

Autores/as

  • Alex Pizzio Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Márcia Michelle Carneiro da Silva Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - NUDER da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.177--206

Palabras clave:

Assistência social, Pobreza, Vulnerabilidade, Território, Desenvolvimento humano.

Resumen

O enfrentamento da desigualdade e da pobreza tem sido objeto tanto das políticas públicas como dos modelos de desenvolvimento que lhes dão suporte. No Brasil contemporâneo, a descentralização da assistência social, política prioritária na mitigação da pobreza e da desigualdade, tem considerado, em larga escala, o território como fundamental para o êxito da política por meio do aprimoramento da gestão e da oferta de serviços públicos. Este artigo visa refletir acerca das circunstâncias que envolvem os indivíduos, os espaços vividos e as perspectivas do desenvolvimento humano, a partir da política de assistência social. Para dar conta desse objetivo, discorremos sobre a vulnerabilidade socioeconômica, cível e territorial, buscando delimitar as principais características do território vulnerável e, desse modo, contribuir para o aprofundamento das investigações acerca da territorialização da política pública de assistência social e desenvolvimento humano. As conclusões demonstram que o território vulnerável requer formas mais adequadas para a implementação, gestão, monitoramento, avaliação e informação no âmbito da política de assistência social, de modo a não simplesmente focalizar o indivíduo e a condição de pobreza.

Biografía del autor/a

Alex Pizzio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Tocantins (UFT).

Márcia Michelle Carneiro da Silva, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - NUDER da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Especialista em GEstão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (NUDER) da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado

2016-06-23

Cómo citar

Pizzio, A., & Silva, M. M. C. da. (2016). Território Vulnerável e Desenvolvimento Humano: Uma análise à luz da política pública de assistência social. Desenvolvimento Em Questão, 14(35), 177–206. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.177--206

Número

Sección

Artigos