Agricultura Familiar em Debate: Análise do Meio Rural nas Mesorregiões Norte e Jequitinhonha do estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.320-350Palabras clave:
Participação Social, Controle Social, agricultura familiar.Resumen
O objetivo do estudo foi analisar se os espaços de diálogo, envolvidos nas discussões tratadas pela agricultura familiar das regiões Norte e Jequitinhonha do estado de Minas Gerais, são canais promotores de efetiva participação e controle social frente às esferas locais de poder. Fez-se uso da observação não-participante em reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), além de entrevistas semiestruturadas com representantes de associações de produtores rurais, técnicos da EMATER-MG e gestores locais. As considerações desta pesquisa apontam para (i) identificação do respeito às diferenças, (ii) intercâmbio de ideias e (iii) a necessidade de convergir os interesses dos atores envolvidos em prol do desenvolvimento sustentável das regiões estudadas, para que o processo de construção da participação e controle social possa ser efetivado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).