Competitividade das Exportações da Indústria Automobilística Brasileira: Uma Análise Constant Market Share
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.23.247-270Palabras clave:
Exportações, Competitividade, Constant-Market-Share.Resumen
O objetivo deste trabalho foi identificar os determinantes do crescimento das exportações da indústria automotiva brasileira no período de 1999 a 2008. Para tanto, utilizou-se o modelo Constant-Market-Share, que busca analisar os fatores responsáveis pelo aumento das exportações em um determinado período de tempo. Nesta hipótese, o crescimento das exportações é imputado a três efeitos: crescimento do comércio mundial, destino das exportações e competitividade. A análise foi desenvolvida para três subperíodos: 1999 a 2002, 2003 a 2005 e 2006 a 2008. Os resultados indicaram que, do segundo período com relação ao primeiro, o efeito de maior contribuição para o crescimento das exportações foi o aumento do nível competitivo, e do terceiro período com relação ao segundo, o crescimento do comércio mundial foi o principal efeito.
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