Perspectiva do Turismo Rural como Alternativa de Renda para Agricultura Familiar: Análise de Trabalhos Científicos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.197-227Palabras clave:
Turismo Rural, Agricultura Familiar, Geração de RendaResumen
O objetivo do artigo é levantar e analisar estudos relacionados ao Turismo Rural como alternativa de renda para agricultura familiar. Nas últimas décadas diversos proprietários rurais vêm diversificando suas atividades, com o turismo rural conciliando estas atividades econômicas com as demais de suas propriedades. É relevante o número de propriedades rurais que estão incorporando atividades turísticas em suas rotinas. Foram analisados vinte artigos científicos e seis teses e dissertações publicados entre 2007 e 2015. A metodologia adotada foi concebida como uma pesquisa bibliográfica. Para atingir o objetivo, os dados foram coletados e analisados a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa nos sites dos periódicos; classificação dos temas abordados e a análise dos dados. Os estudos concluem que o turismo no espaço rural não pode ser encarado como uma atividade não-agrícola milagrosa, mas sim, como uma alternativa ou um complemento de renda, além de proporcionar qualidade de vida para essas famílias.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).