Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.293-327Palabras clave:
Empreendedorismo, Empreendedorismo Digital, Negócio Digital, SEBRAEResumen
Fazer negócios no meio digital popularizou-se frente ao barateamento da infraestrutura de telecomunicações e nesse ambiente a competitividade torna-se cada vez mais acirrada. Com o intuito de apoiar o micro e pequeno empreendedor durante esse processo, o SEBRAE Paraná desenvolveu o Projeto Negócios Digitais que fornece informações e prepara as empresas para atuarem em plataformas virtuais. Isto posto, o objetivo do presente estudo é compreender como o Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE Maringá auxilia no desenvolvimento do empreendedorismo digital em micro e pequenas empresas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores do Projeto e o acompanhamento de três empresas que participaram. Também foi desenvolvida uma análise quantitativa descritiva para caracterizar o perfil do público participante. Por fim, os resultados obtidos mostram que as motivações dos participantes estavam relacionadas a busca de conhecimento sobre ferramentas e estratégias utilizadas no meio digital, porém a falta de tempo e de recursos financeiros retardam esse processo. Além disso, aponta-se a importância de iniciativas como a do Projeto e sugestões de melhoria para o mesmo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).