Desenvolvimento e Centralidade da Indústria: Uma Atualização do Debate no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.62-98Palabras clave:
Indústria da transformação, desenvolvimento econômico, BrasilResumen
O objetivo deste artigo é apresentar a evolução do debate em torno da ideia de centralidade ou não da indústria no desenvolvimento econômico brasileiro. O debate clássico no Brasil acerca da função exclusiva da indústria de transformação no desenvolvimento econômico está longe de ser resolvido. Continuam existindo dois grupos dominantes de autores com posições claramente delimitadas entre si. Um grupo heterodoxo continua defendendo a centralidade da indústria no desenvolvimento brasileiro. Outro grupo de matriz liberal acredita que não há nada de especial na indústria em relação ao crescimento de longo prazo. Para além desses dois grandes grupos de autores, surge uma posição que relativiza o papel central da indústria para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.