Cooperação alternativa como estratégia de viabilização da agricultura familiar: o caso da Cooperativa Central Sabor Colonial
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.320-352Palabras clave:
Desenvolvimento rural, Agricultura familiar, Cooperação alternativa, Agroindústria familiar ruralResumen
O processo modernizador que consolidou a região Oeste de Santa Catarina como polo produtor de commodities alimentares foi, ao mesmo tempo, extremamente rigoroso na seleção dos integrados às cadeias produtivas, o que resultou na exclusão de milhares de agricultores das possibilidades de inserção econômica e reprodução social e em contramovimentos que têm constituído modos alternativos de agregação de valor e cooperação à agricultura familiar. O foco do presente estudo é a analise das estratégias de desenvolvimento rural e cooperação para a viabilização da agricultura familiar a partir da atuação da Cooperativa Central Sabor Colonial. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sujeitos representativos da cooperativa analisada, buscando identificar com maior clareza os limites e as possibilidades de suas estratégias de ação. Constatou-se que a referida cooperativa tem atuação mais dedicada à organização do mercado institucional e, como uma possibilidade em potencial, a capacidade ainda pouco explorada de constituir-se como referência no crescente mercado de produtos diferenciados provenientes da agricultura familiar. Verificou-se também a necessidade de a cooperativa ampliar sua articulação em redes de comercialização mais amplas, de modo a viabilizar novos espaços de comercialização para os empreendimentos de atuação local e, com isso, seguir contribuindo na consolidação da cooperação alternativa como estratégia de reprodução da agricultura familiar.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).