A Tríplice Hélice e a construção de ambientes de inovação: O caso da Incubadora Tecnológica de Luzerna/SC
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.609-639Palabras clave:
Tríplice Hélice. Ambiente de Inovação. Incubadora.Resumen
O presente artigo teve por objetivo analisar os fatores que determinaram a constituição de um ambiente de inovação, o caso da Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), e o papel desempenhado pelos atores da tríplice hélice. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que utilizou entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo como principais fontes de coleta e análise de dados. Como abordagem teórica, utilizou-se o modelo da tríplice hélice de Etzkowitz (2009). Os principais resultados destacam os seguintes fatores determinantes no surgimento da ITL: envolvimento de lideranças locais; a iniciativa do poder público municipal; presença de instituições públicas e privadas; inexistências de incubadoras em municípios próximos; e a necessidade de criar novas matrizes econômicas à região. Dentro o papel dos atores, destaca-se o ator governo, em especial a Prefeitura Municipal de Luzerna, em criar incentivos legais e financeiros, estimular a interação entre diferentes atores, gerar novas demandas de mercado, e estimular o surgimento da ITL. O ator universidade pela pré-incubadora existente, gerar conhecimento e formar profissionais. O ator empresa, pela colaboração interna das incubadas na ITL e a instalação da empresa âncora como incentivo para atrair novos empreendimentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).