Economistas e Política no Brasil: a participação dos economistas no poder nos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.401-432Palabras clave:
Economistas e política, Gestão econômica e democracia, Governos FHC e LulaResumen
O objetivo principal do trabalho é discutir a participação dos economistas nos governos FHC e Lula, bem como fazer alguns apontamentos sobre a relação entre gestão econômica e democracia no Brasil contemporáneo, tendo como perspectiva, a análise política da política económica nos anos 90 e 2000. O artigo faz breve referencia à década de 1980, mencionando a importancia do Plano Cruzado no processo de aprendizado para o sucesso da estabilização econômica, ocorrida a partir de 1994. A referencia de análise é a relação entre gestão económica e os traços autoritários e centralizadores do Estado brasileiro pós-1930, procurando atualizar esse debate, a partir dos anos 1990, e 2000, na perspectiva de dois diferentes governos democráticos. O artigo não centra atenções apenas nos agentes decisores, os economistas, mas procura aprontar elementos conhecidos para a identificação dos grupos, como a formação acadêmica e a circulação política. A hipótese principal, é que a tradição autoritária e centralizadora se manteve no período democrático em função da necessidade de combater à inflação inercial. Por outro lado, o regime democrático tem sido capaz de alterar lógicas e padrões da relação Estado e sociedade e da relação entre política e política económica no Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).