O Papel da Cobertura Vegetal nos Ambientes Urbanos e sua Influência na Qualidade de Vida nas Cidades
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.175-203Palabras clave:
Ecossistemas Urbanos, Cobertura Vegetal, Qualidade de VidaResumen
O presente estudo consiste em uma revisão de literatura realizada com base em 58 obras, no intuito de compreender qual a influência da cobertura vegetal na qualidade de vida nas cidades, qual sua função nos ambientes urbanos, que critérios tem sido empregado para a implantação e que importância se tem dado a cobertura vegetal no ambiente urbano. Assim, pôde-se observar que a cobertura vegetal possui diversos benefícios a vida urbana, sendo um indicador de qualidade ambiental, amenizando inclusive efeitos negativos da urbanização como a poluição. Apesar da cobertura vegetal fornecer diversos serviços ecossistêmicos usufruídos pela população, evidenciou-se que de forma geral a implantação de cobertura vegetal nas cidades não leva em consideração estes serviços, bem como não há grandes preocupações relacionadas a escolha das espécies mais adequadas para cada ambiente, nem mesmo o índice mínimo proposto pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana considera tais fatores. A legislação brasileira deixa a cargos dos municípios a organização de critérios para implantação da cobertura vegetal nas cidades, da mesma forma que a maioria dos municípios tem dado pouca ou nenhuma importância a função das árvores na vida urbana, destacando-se poucas iniciativas neste sentido. Outro fator que chama a atenção é a desigualdade no acesso à qualidade ambiental usufruída pela população, uma vez que a expansão urbana tem tendido a reproduzir padrões cada vez mais adensados que não favorecem a implantação de cobertura vegetal, sobretudo em loteamentos de baixa renda, destinando a população mais pobre a uma menor qualidade ambiental.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).