Desenvolvimento em Saúde nos Municípios Mineiros: análise dos fatores condicionantes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.118-134Palabras clave:
Desenvolvimento em saúde, condicionantes da saúde, indicadores sociais, IFDM, saúde pública.Resumen
Este estudo avança ao propor uma integração entre variáveis apontadas pela literatura como determinantes para saúde, no sentido de entender quais delas exercem impacto sobre o desenvolvimento em saúde nos municípios, analisado pelo IFDM-Saúde. Entende-se que compreender como as características e condições dos municípios podem influenciar o potencial de desenvolvimento em saúde dos municípios, auxiliará a entender os motivos que fazem com que alguns municípios sejam mais desenvolvidos em termos de saúde do que outros. Nesse sentido, considera-se que a importância deste estudo reside na identificação dos fatores que tendem a impactar nos níveis de desenvolvimento, tendo assim potencial para fornecer aos gestores públicos ferramentas capazes de identificar quais fatores impactam positivamente ou negativamente o desenvolvimento em saúde do município. O universo de análise da pesquisa são os municípios do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como metodologia a análise fatorial seguida da regressão logística. Ao fim, conclui-se que são três os fatores condicionantes: “dimensão infra estrutural e educacional”, “dimensão social” e “distribuição de renda e proteção social”. Os resultados aos quais esta pesquisa encaminhou asseveram a importância de que esses fatores múltiplos não sejam desconsiderados ou subvalorizados na análise ou na formulação de políticas municipais de saúde, uma vez que geram impacto nas condições de saúde do município.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).