Desenvolvimento em Saúde nos Municípios Mineiros: análise dos fatores condicionantes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.118-134Palabras clave:
Desenvolvimento em saúde, condicionantes da saúde, indicadores sociais, IFDM, saúde pública.Resumen
Este estudo avança ao propor uma integração entre variáveis apontadas pela literatura como determinantes para saúde, no sentido de entender quais delas exercem impacto sobre o desenvolvimento em saúde nos municípios, analisado pelo IFDM-Saúde. Entende-se que compreender como as características e condições dos municípios podem influenciar o potencial de desenvolvimento em saúde dos municípios, auxiliará a entender os motivos que fazem com que alguns municípios sejam mais desenvolvidos em termos de saúde do que outros. Nesse sentido, considera-se que a importância deste estudo reside na identificação dos fatores que tendem a impactar nos níveis de desenvolvimento, tendo assim potencial para fornecer aos gestores públicos ferramentas capazes de identificar quais fatores impactam positivamente ou negativamente o desenvolvimento em saúde do município. O universo de análise da pesquisa são os municípios do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como metodologia a análise fatorial seguida da regressão logística. Ao fim, conclui-se que são três os fatores condicionantes: “dimensão infra estrutural e educacional”, “dimensão social” e “distribuição de renda e proteção social”. Os resultados aos quais esta pesquisa encaminhou asseveram a importância de que esses fatores múltiplos não sejam desconsiderados ou subvalorizados na análise ou na formulação de políticas municipais de saúde, uma vez que geram impacto nas condições de saúde do município.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.