A Relação da Acreditação com o Isomorfismo Institucional e com os Artefatos de Contabilidade Gerencial nos Hospitais da Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.562-597Palabras clave:
Acreditação Hospitalar, ONA, Artefatos de Contabilidade Gerencial, Isomorfismo Institucional, Gestão de Hospitais.Resumen
O artigo tem por objetivo verificar a relação da acreditação hospitalar com o isomorfismo institucional e com os artefatos tradicionais e modernos de contabilidade gerencial, em hospitais da região sul do Brasil. O estudo que caracteriza-se como descritivo, documental e quantitativo, foi realizado durante os meses de novembro e dezembro de 2015, e obteve 42 retornos. Os resultados revelam que as mudanças trazidas pelo isomorfismo normativo são causadas pela semelhança de objetivos entre as profissões e profissionais, procedimentos e resultados. Assim, a adoção voluntária a um processo de certificação de acreditação hospitalar, ocorre em virtude de um fator normativo externo legitimado na visão dos profissionais da área, além de estar atrelada a uma necessidade interna e estratégica. Conclui-se que existe uma relação entre a certificação de acreditação dos hospitais analisados, as pressões isomórficas e o uso de artefatos tradicionais e modernos de contabilidade gerencial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).