A Cooperativa dos Agricultores do Assentamento Itamarati II: mediação entre o Estado e os produtores
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.336-353Palabras clave:
Políticas públicas, Políticas Públicas, Desenvolvimento familiar, Desenvolvimento Familiar, Órgãos governamentais, Órgãos GovernamentaisResumen
O artigo teve o objetivo de analisar a mediação exercida na produção agrícola e na comercialização de mercadorias pela Cooperativa dos Produtores do Assentamento Itamarati II - Cooperai de Ponta Porã, MS. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram constituídos de entrevistas semiestruturadas com as famílias cooperadas e com pessoas ligadas diretamente às instituições participantes da produção e comercialização dos assentados; de documentos e registros encontrados na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) de Campo Grande, na Secretaria Municipal de Educação, no escritório do Banco de Alimentos de Ponta Porã, Programa de Aquisição Alimentar (BAP), em órgãos como PRONAF e na Cooperai. Constatou-se que o número de associados da cooperativa é reduzido. Utilizando os programas do governo, a Cooperai fomentou a produtividade e a renda dos membros cobriu apenas a sobrevivência das famílias, conseguida graças à mediação da cooperativa. Os resultados apontaram para reduzido acesso ao financiamento e às tecnologias de produção; para a proteção econômica do governo na aquisição dos gêneros alimentícios, diretamente da agricultura familiar. A positiva função social exercida pela Cooperai esteve dependente das instituições governamentais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).