Extensão Rural e Políticas Pro-Market: evidências empíricas sobre a produção e comercialização de leite em assentamentos do município de Santana do Livramento/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.192-232Palabras clave:
Produção de leite, Políticas pro-market, Novo-desenvolvimentismoResumen
O artigo explora e examina experiências recentes sobre a produção de leite em assentamentos da reforma agrária no município de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul. O conteúdo empírico oferecido é analisado a partir de enfoques teóricos advindos das perspectivas novo-desenvolvimentista e pro-market de análise. No plano metodológico, as pesquisas bibliográfica e qualitativa são utilizadas com o propósito de revelar correspondências entre o que aquelas abordagens teóricas preconizam e o que a pesquisa de campo aponta. Os resultados globais demonstram que as políticas pro-market não estão contempladas naquela atividade produtiva. Ademais, ações de inspiração novo-desenvolvimentista, com acesso de produtores rurais ao mercado, são incipientes. A carência de políticas públicas de cunho estratégico – próprias do novo-desenvolvimentismo, é evidenciada, portanto, no conjunto de categorias utilizado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).