A Formação de Redes como Alternativa para o Desenvolvimento Regional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.154-169Palabras clave:
Redes, Agências de Desenvolvimento Regional– ADR, Desenvolvimento Regional,Resumen
A formação de redes como estrutura organizacional, entre empresas, governo, instituições financeiras e de ensino, além da sociedade em geral contribuem para o desenvolvimento regional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação de redes, como alternativa de desenvolvimento regional e as relações entre os atores envolvidos no processo, tendo como objeto de estudo a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo – Santa Catarina. Com base em análise documental e entrevistas foi possível evidenciar que a ADR de Quilombo possui papel relevante no que tange a obtenção e encaminhamento das necessidades dos municípios, atuando como elo entre as prefeituras e o governo do estado, porém quanto a interação entre o governo e as empresas ou as entidades empresariais ela é baixa. Com base no exposto fica evidente a necessidade de uma maior atuação da ADR principalmente a criação de redes e desenvolvimento da região com maior interação entre todos os atores, sejam públicos, privados ou a sociedade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).