As Percepções dos Atores Locais sobre o Biogás no Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.287-307Palabras clave:
Biogás, Oeste do Paraná, Desenvolvimento Regional.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar as percepções dos atores locais sobre o biogás no Oeste do Paraná. A análise foi feita pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O aporte teórico se sustenta nos conceitos de instituições e organizações. Os principais resultados da pesquisa sugerem que o sistema agroindustrial do biogás no Oeste do Paraná possui boas perspectivas na produção, transformação e comercialização do biogás. Foi observado que existem grandes desafios no biogás, como: falta de políticas públicas, o setor apresenta dispersão de união entre os produtores de biogás, poucos investimentos em tecnologia e baixos incentivos fiscais. O SAG do Biogás do Oeste do Paraná está apenas em seu início, mas tem um grande potencial para atuação nesta área, devido ao grande plantel de suínos que possui. Poderá ser um importante agente para a produção de energia renovável. O que está faltando são instituições fortes, articulação social e política, para que a economia deste setor possa estar forte e pujante, aproveitando os dejetos que possuem um grande potencial de poluição para transformar em energia renovável, contribuindo para a sustentabilidade energética de nosso país.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).