Avaliação do Desempenho da Gestão Pública Municipal

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) https://orcid.org/0000-0003-3482-9231
  • Aila Katamara Queiroga Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Clóvis Antônio Kronbauer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.138-165

Palavras-chave:

Gestão Pública. Indicadores de Desempenho. Análise Multicritério.

Resumo

O presente estudo se propôs a desenvolver uma metodologia baseada na análise multicriterial composta por indicadores de desempenho capaz de avaliar a performance dos municípios quanto aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Para tanto, a classificação metodológica segue o seguinte raciocínio: pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. O recorte geográfico e o teste piloto para aplicação da metodologia foi realizado nos dezessete municípios localizados na microrregião de Sousa, PB. Os resultados demonstram que a aplicabilidade do modelo PROMETHEE II como método para definição de uma escala de avaliação – ou índice – das condições da gestão pública, a partir das dimensões econômica, social e ambiental, de municípios traz resultados relevantes a esse contexto. Entende-se que a ordenação obtida através do método enfatiza que existe desigualdade entre os municípios localizados nessa região necessitando de estratégias e políticas públicas alinhadas a cada realidade e ao contexto da temática estudada.

Biografia do Autor

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Aila Katamara Queiroga Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Clóvis Antônio Kronbauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutor em Contabilidad y Auditoría pela Universidad de Sevilla, Espanha. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Carvalho, J. R. M. de, Nóbrega, A. K. Q., & Kronbauer, C. A. (2020). Avaliação do Desempenho da Gestão Pública Municipal. Desenvolvimento Em Questão, 18(53), 138–165. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.138-165

Edição

Seção

Artigos