Desenvolvimento e Educação: alguns apontamentos críticos sobre o desenvolvimento em interface com o campo educacional
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.49-62Palabras clave:
Desenvolvimento, Educação, Ensino, Competência Técnica.Resumen
O tema deste ensaio insere-se na discussão sobre as relações entre o desenvolvimento e o campo educacional, que se encontram hegemonicamente estabelecidas na noção de causalidade. O nosso objetivo é analisar criticamente a contradição presente na concepção de desenvolvimento que limita o sujeito a um instrumento na competência técnica, sendo esta um elemento condicionante para a ampliação dos indicadores desse desenvolvimento. A nossa pergunta central é se teríamos a possibilidade de outras formas de relações entre desenvolvimento e educação que pudessem resultar na gestão e planejamento do Estado, numa concepção crítica para além da relação de causa e efeito. O método utilizado tem como proposição investigativa o campo da teoria crítica, na análise do conceito de desenvolvimento em interface com o campo educacional. Conclui-se que, ao se pensar o desenvolvimento e o processo de/formação do sujeito em relação ao campo educacional, dever-se-iam encontrar elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra para uma posição de igualdade que o implica como ponto de partida para se analisar a questão da qualidade do desenvolvimento da sociedade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).