Desenvolvimento e Educação: alguns apontamentos críticos sobre o desenvolvimento em interface com o campo educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.49-62

Palabras clave:

Desenvolvimento, Educação, Ensino, Competência Técnica.

Resumen

O tema deste ensaio insere-se na discussão sobre as relações entre o desenvolvimento e o campo educacional, que se encontram hegemonicamente estabelecidas na noção de causalidade. O nosso objetivo é analisar criticamente a contradição presente na concepção de desenvolvimento que limita o sujeito a um instrumento na competência técnica, sendo esta um elemento condicionante para a ampliação dos indicadores desse desenvolvimento. A nossa pergunta central é se teríamos a possibilidade de outras formas de relações entre desenvolvimento e educação que pudessem resultar na gestão e planejamento do Estado, numa concepção crítica para além da relação de causa e efeito. O método utilizado tem como proposição investigativa o campo da teoria crítica, na análise do conceito de desenvolvimento em interface com o campo educacional. Conclui-se que, ao se pensar o desenvolvimento e o processo de/formação do sujeito em relação ao campo educacional, dever-se-iam encontrar elementos que pudessem romper com a concepção da competência técnica e neutra para uma posição de igualdade que o implica como ponto de partida para se analisar a questão da qualidade do desenvolvimento da sociedade.

Biografía del autor/a

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1987), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp (1997) e doutorado em Educação - Unicamp (2004). Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE (USP), Brasil (2016-2017) e Docente Associado Nível III da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Coordenador pro tempore, Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI). Área de interesse: Educação, Saúde e Trabalho.

Publicado

2020-04-24

Cómo citar

Rodrigues, R. (2020). Desenvolvimento e Educação: alguns apontamentos críticos sobre o desenvolvimento em interface com o campo educacional. Desarollo En Cuestión, 18(51), 49–62. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.49-62