Dinâmica Econômica Nordestina e Emprego Formal Industrial: o Caso dos Estados da Bahia e Ceará – 2003/2013
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.248-264Palabras clave:
Emprego industrial, Bahia, Ceará, Dinâmica econômicaResumen
O presente trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica econômica nordestina tendo como fundamento a evolução do emprego industrial formal nos estados do Ceará e da Bahia, durante o período de 2003 e 2013. A definição destes estados como estudo de caso se justifica em um conjunto de aspectos como: i) sumarizam o perfil estrutural do conjunto das economias regionais; ii) trata-se da economia nordestina mais dinâmica, a Bahia, e outra que assume padrão intermediário, o Ceará e; iii) como decorrência, a Bahia possui a economia industrial mais integrada à nacional, e por isso bem mais diversificada, ao passo que o Ceará, embora tenha passado por transformações consideráveis rumo à integração e diversificação, ainda apresenta uma estrutura produtiva pautada prioritariamente em bens tradicionais. Foram utilizados dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais- RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego- MTE referentes à caracterização da atividade industrial nestas duas economias bem como o perfil dos seus trabalhadores. Observou-se que a atividade industrial baiana apresentou maior diversificação nos seus setores, em que, possui empreendimentos com maior número de empregados. No caso cearense, apresenta um modelo mais pautado em setores tradicionais como têxtil, alimentos e bebidas, além da forte participação no ramo de calçados. Isto ocorre, apesar da diversificação mais recente avançar para ramos como o caso da ampliação da Indústria de Material de Transporte. Ainda assim, sua estrutura industrial e o perfil do emprego formal é predominantemente pautado em setores mais tradicionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).