Estado, Sociedade e Democracia: um novo contrato social para um novo estado social
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2003.2.55-71Resumen
O Estado e a Sociedade, ao longo da era moderna, sempre estiveram distanciados, como se os problemas estatais não fossem também de toda a sociedade civil. Os porquês desse distanciamento são variados, mas, certamente, a presença de elites atrasadas e antidemocráticas no núcleo dos poderes estatais é fator preponderante na exclusão da sociedade civil das decisões governamentais. A globalização e seu inerente corolário, o neoliberalismo, aprofundaram essa dicotomia, haja vista o desprestígio que as políticas neoliberais nutrem pelo Estado, especialmente pelo
Welfare State . Entre tantas nefastas conseqüências da globalização neoliberal, entretanto, o aumento da exclusão social é o mais preocupante. Assim, o Estado Social intervencionista, nos moldes keynesianos, conjunturalmente é impensável, restando, então, a construção de um novo contrato social e um novo Estado Social em bases mais plurais, em que a sociedade civil e a democratização de suas relações com o Estado são pressupostos fundamentais para a minimização do impacto excludente dos fenômenos citados do capitalismo global.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).