Atividades Econômicas, Geração de Emprego e Análise do Potencial de Desenvolvimento do Município de Campo Bom/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.276-290Palabras clave:
Cadeias; Diversificação produtiva; Especialização; Campo Bom; Quocientes Locacionais.Resumen
Este artigo tem como objetivo identificar possíveis cadeias que tenham potencial de constituir opção de diversificação produtiva ao município de Campo Bom/RS. Buscou-se, ainda, analisar essas atividades destacando a importância de cada uma delas, levantando as potencialidades e possíveis fragilidades com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município em nível regional. Para tanto, foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), da pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) e Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), sendo que, para sua análise, utilizou-se a medida de especialização regional de Quocientes Locacionais (QLs). O estudo também apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre os temas ligados à especialização e diversificação produtiva. Após a realização da pesquisa, pode-se concluir que a cadeia coureiro-calçadista ainda é a que mais emprega e gera renda aos cidadãos de Campo Bom. Verificou-se que diversificação produtiva torna-se viável, também, por meio de outras atividades, como a cadeia de têxteis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).