Discursos Jornalísticos Acerca do Território do Tabaco no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.168-185Palabras clave:
Território do tabaco, discurso, jornalismo, Agência Pública, Gazeta do Sul.Resumen
O território do tabaco, localizado no Sul do Brasil, se caracteriza pela produção de fumo em pequenas propriedades familiares, que vendem suas produções para grandes empresas beneficiadoras das folhas. O Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo e o segundo maior produtor e essa produção é um componente relevante na constituição do espaço a que chamados de território do tabaco. Diante disso, e da compreensão de que a mídia influencia a construção de sentidos sobre a realidade e, ao fim, sobre a construção simbólica do território, propõe-se nesse artigo identificar os discursos jornalísticos acerca do território do tabaco. Os veículos de mídia selecionados constituem diferentes tipos de prática jornalística: a Agência Pública, com um jornalismo nacional que se apresenta como uma alternativa à mídia tradicional, e o jornal Gazeta do Sul, regional, caracterizado aqui como comercial e hegemônico na região onde atua, no Vale do Rio Pardo (RS), inserido no território do tabaco. O artigo tem por base a literatura sobre território, cultura e análise do discurso e a metodologia aplicada foi a análise de discurso. A partir da identificação de formações discursivas, evidenciou-se que os veículos apresentam discursos antagônicos sobre o mesmo território, sobre a mesma produção de tabaco.
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