Mulheres Rurais e Atividades Não Agrícolas no Âmbito da Agricultura Familiar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.250-265Palabras clave:
Gênero, Agricultura familiarResumen
O tema do estudo são as interconexões entre agricultura familiar, mulheres rurais e atividades não-agrícolas. O objetivo foi analisar como acontece a inserção de mulheres rurais nas atividades não-agrícolas no âmbito da agricultura familiar do município de Arvorezinha, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. De natureza qualitativa e delineado como estudo de caso, o estudo envolveu a aplicação de formulários com 17 mulheres rurais inseridas em atividades não-agrícolas. Frente a um contexto de desvalorização do trabalho feminino nas atividades agrícolas tradicionais, a inserção nas atividades não-agrícolas se mostra como uma fonte econômica alternativa, acarretando, ao menos parcialmente, a independência financeira das mulheres rurais, além de resultar em melhorias de cunho sociocultural, ampliando o seu convívio social e a sua qualidade de vida. Dessa maneira, as atividades não-agrícolas no âmbito da agricultura familiar são favoráveis à autonomização das mulheres rurais, considerando suas vantagens monetárias e não-monetárias. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de estudos sobre o potencial destas atividades em ampliar as possibilidades de permanência das mulheres no meio rural, levando em consideração que são as principais migrantes rumo aos centros urbanos, muito em virtude da desvalorização da sua atuação como agricultoras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).