Distribuição Tributária Brasileira: influência nos índices de desenvolvimento local

Autores

  • Ari Söthe Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Patrícia Luiza Kegel Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.159-174

Palavras-chave:

Distribuição tributária, Índices de desenvolvimento, Execução orçamentária

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a influência dos mecanismos distributivos da estrutura tributária brasileira nos índices de desenvolvimento da saúde, educação e emprego e renda dos municípios catarinenses, por meio de sua execução orçamentária.  A metodologia se delineia como descritiva de corte transversal, com coleta de dados documentais e abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com uma amostra probabilística de 170 municípios que integram a população dos 295 municípios catarinenses. Os resultados da investigação demonstram a influência significativa nos índices de desenvolvimento analisados. No entanto, a correlação é pequena ou média e com pouca capacidade de explicação entre as variáveis da distribuição tributária e índices de desenvolvimento, assim como as variáveis da execução orçamentária e índices de desenvolvimento. A partir da avaliação da influência dos mecanismos distributivos nos índices de desenvolvimento das três áreas por classes de categorias, identificou-se uma correlação significativa somente na área de emprego e renda, assim como, um efeito de correlação médio e com média capacidade de explicação. Conclui-se que, o aumento da distribuição tributária e execução orçamentária, influenciam os índices de desenvolvimento, porém, essa é pequena ou média. Desse modo, torna-se necessário o aprimoramento dos atuais mecanismos, para que possam ser precursores da qualificação dos índices de desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Ari Söthe, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestre em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Patrícia Luiza Kegel, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),  Campus Cerro Largo, RS.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Söthe, A., Kegel, P. L., & Visentini, M. S. (2019). Distribuição Tributária Brasileira: influência nos índices de desenvolvimento local. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 159–174. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.159-174

Edição

Seção

Artigos