Desenvolvimento Sustentável: um discurso em disputa

Autores

  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp)
  • Eduardo Luiz Rodrigues Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono (Waycarbon)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.30-43

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Desenvolvimento

Resumo

Presente na agenda global durante praticamente toda a segunda metade do século XX e início do século XXI, e formalmente institucionalizado em 1987 pela Organização das Nações Unidas, o Desenvolvimento Sustentável é hoje uma das maiores preocupações da humanidade e um discurso em constante disputa. O conceito apresenta relação com os conceitos desenvolvimento e sustentabilidade, o Desenvolvimento Sustentável é importante para a compreensão e resolução de problemas enfrentados pela humanidade. A literatura aponta que é um conceito ainda em construção. Este artigo busca apresentar o Desenvolvimento Sustentável enquanto campo de disputa ideologica que enfrenta embates conceituais e políticos. É importante reconhecer que o Desenvolvimento Sustentável não está desvinculado dos níveis de consumo e produção de que trata o seu escopo conceitual. Por isso, as relações de poder rumo ao Desenvolvimento Sustentável precisam desembocar em um agenciamento coletivo. Assim, o objetivo deste estudo é descrever a disputa pelo conceito de Desenvolvimento Sustentável existente entre as teorias da Sustentabilidade Forte e da Sustentabilidade Fraca. Os resultados obtidos foram analisados pelos autores e ajudaram  a traçar um panorama temporal dos embates travados entre estas duas linhas teóricas antagônicas.

Biografia do Autor

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp).

Eduardo Luiz Rodrigues, Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono (Waycarbon)

Mestre em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(Puccamp). Analista de sustentabilidade na Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono (Waycarbon).

 

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Sugahara, C. R., & Rodrigues, E. L. (2019). Desenvolvimento Sustentável: um discurso em disputa. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 30–43. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.30-43

Edição

Seção

Artigos