Coautoria em Administração: uma análise da posição autoral
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.52-70Palabras clave:
Coautoria, Ordenação autoral, Experiência acadêmica, Pesquisa em AdministraçãoResumen
Esta pesquisa é sobre o papel da ordem de autoria de professores-pesquisadores da área de administração em suas publicações e quais fatores podem influenciar esta ordenação, além de propor um método de mensuração da ordenação autoral. Os fatores propostos que influenciam tal ordenação são: (1) experiência na carreira; (2) liderança em grupos de pesquisa; e (3) formação acadêmica. A amostra foi obtida de 16 programas de mestrado e doutorado acadêmicos em administração no estado de São Paulo, totalizando 329 professores-pesquisadores e mais de 2.200 publicações. Os resultados apontam que tanto a experiência do professor-pesquisador, quanto a liderança em grupo de pesquisa e sua formação acadêmica os leva a atuar mais no papel de gestor (último autor) do que como executor (primeiro autor). Concluímos que atualmente, as pontuações sobre pesquisadores feitas quadrienalmente pela CAPES, e as demais utilizadas pelas instituições de ensino na área de administração, não diferenciam o autor em sua posição no artigo. Essa postura traz benefícios e desvantagens. O principal benefício e que se evitam comportamentos oportunistas entre os autores na definição de ordem de autoria; a principal desvantagem é que não se diferenciam os esforços distintos de cada autor na realização do trabalho científico.
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