Tendências Globais e Motivações da Apropriação de Terras ou “Land Grabbing” no Brasil

GLOBAL TRENDS AND MOTIVATIONS OF LAND APPROVAL OR “LAND GRABBING” IN BRAZIL

Autores/as

  • Sinara Pizzi Martins Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Adelita Rabaioli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rosani Marisa Spanevello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Tanice Andreatta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.9806

Palabras clave:

Estrutura Fundiária. Mercado de Terras. Investimento.

Resumen

A corrida mundial por terras tem-se acentuado ao longo dos anos, sobretudo, a partir da crise agroalimentar de 2007/2008. Neste trabalho tem-se por objetivo identificar os principais motivos da compra e/ou apropriação de terras no Brasil, por estrangeiros, destacando as principais influências mundiais que propiciam essa maior demanda por terras. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória, realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de identificar as principais abordagens que estão sendo desenvolvidas no meio acadêmico sobre o tema. Entre os principais resultados identificou-se que o aumento populacional e de renda, impulsionados pela urbanização crescente, principalmente em países em desenvolvimento tem aquecido a demanda por alimentos, e consequentemente de terras. Nesse sentido, o Brasil torna-se um país alvo de investimentos estrangeiros pela disponibilidade de recursos naturais e a ascensão do agronegócio brasileiro na produção de alimentos. Além disso, é possível concluir que além da garantia da segurança alimentar de seus países, a corrida mundial por terras também possui outras motivações, como os biocombustíveis, florestas, fontes de energias, fundos de investimentos pela valorização da terra, dentre outros. Esse conjunto de interesses possuem características próprias, algumas fortemente políticas, perceptíveis na forma como a estrutura fundiária brasileira foi moldada e vem se moldando.

Biografía del autor/a

Sinara Pizzi Martins, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Adelita Rabaioli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria,Campus Palmeira das Missões,RS (2018). Aluna do programa de Pós-Graduação, em nível Stricto Sensu em Agronegócios- UFSM, Campus Palmeira das Missões, RS.

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tanice Andreatta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2009)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Martins, S. P., Rabaioli, A., Spanevello, R. M., & Andreatta, T. (2021). Tendências Globais e Motivações da Apropriação de Terras ou “Land Grabbing” no Brasil: GLOBAL TRENDS AND MOTIVATIONS OF LAND APPROVAL OR “LAND GRABBING” IN BRAZIL. Desenvolvimento Em Questão, 19(57), 27–43. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.9806