Expansão da Inovação Social: Uma Análise Sob Perspectivas de Processo e Resultado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.335-352Palabras clave:
Inovação social. Redes de Colaboração. Microcefalia. Zika Vírus.Resumen
Este artigo tem como objetivo principal analisar a disseminação de uma iniciativa de inovação social, por meio de uma rede colaborativa, que tem como ponto aglutinador uma associação de famílias que almejam o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a crianças acometidas por microcefalia. O estudo foi norteado por indicadores qualitativos, utilizando o modelo de Medeiros (2018) como referencial norteador da análise, que tem como premissa ambas as abordagens de processo e resultado da inovação social. A coleta de campo envolveu dados primários e secundários, que foram discutidos, respectivamente, por meio de análise de conteúdo categorial e análise documental. A análise possibilitou inferir que a iniciativa estudada tem trilhado uma linha de expansão de suas práticas seguindo um sistema de retroalimentação: a mudança social alcançada nos territórios surge como consequência das práticas sociais emergentes, obtidas por meio da rede de colaboração formada (processo), que tem proporcionado novas respostas locais para os atores beneficiários da iniciativa (resultado), como ações da sociedade civil e do Poder Público com o objetivo de proporcionar inclusão social para as crianças e melhoria em suas condições de vida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).