À propos de cette revue

Foco e Escopo

A Revista Desenvolvimento em Questão é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. O periódico tem o objetivo de constituir-se um espaço para a veiculação de artigos que abordem a temática do desenvolvimento, do planejamento urbano e regional e da demografia. Outros temas incluem historicidade, sustentabilidade econômica, social e ambiental de sistemas socioeconômicos, relações de poder, geração e apropriação de riqueza e renda e desigualdade.

 

A Revista Desenvolvimento em Questão publica, em versão eletrônica, anualmente um volume único e contínuo, conforme os manuscritos são aprovados. 

Periodicidade: Anual com publicação contínua

-   Modalidade de publicação: Publicação Contínua

Ano de criação do periódico: 2003

- ISSN: 2237-6453

 

Declaração de Acesso aberto

A Revista Desenvolvimento em Questão é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, criar links para os textos completos dos artigos ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou autor. Estes princípios estão de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.

Todo o seu conteúdo continua sendo disponibilizado gratuitamente a todos os leitores.

As opiniões expressas nas publicações são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente expressam a opinião da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam na Revista Desenvolvimento em Questão concordam com os seguintes termos:

Os trabalhos publicados na Revista Desenvolvimento em Questão seguem a licença de uso dos periódicos e das pesquisas  em todos os ambientes, comerciais ou não, que compõem o sistema internacional de comunicação científica. A revista é licenciada com o Creative Commons Attribution 4.0 International License.

A equipe editorial autoriza o livre acesso e a franca distribuição dos conteúdos publicados, desde que citada a fonte, ou seja, atribuindo-se crédito aos autores e à Revista Desenvolvimento em Questão e preservando o texto na íntegra. O autor tem permissão para depositar as versões pré-print e pós-print em repositórios institucional/temático ou página (site, blog) pessoal, desde que em acesso aberto e sem qualquer período de embargo.

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Arquivamento

O periódico é publicado/arquivado no Open Journal System [OJS] desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), iniciativa multiuniversitária que promove acesso aberto e aperfeiçoamento da publicação acadêmica. O OJS é um software livre para gerenciamento e publicação de periódicos científicos.

O conteúdo também é preservado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do  programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS).

 LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

Além disso, é realizado o arquivamento institucional com backup sendo realizados diariamente.