Observando a Dinâmica Territorial do Emprego e do Deslocamento para Trabalho na Região do Vale do Rio Pardo-RS
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.186-209Mots-clés :
Emprego: Deslocamento Pendular para trabalho; Dinâmica Territorial; Desenvolvimento Regional; Vale do Rio Pardo.Résumé
A análise da dinâmica territorial do emprego e dos deslocamentos pendulares para trabalho no espaço intrarregional auxilia na compreensão do desenvolvimento territorial de uma dada região. Nesse artigo, analisamos como se apresenta, nos últimos anos, a dinâmica do emprego e dos deslocamentos pendulares entre os municípios da região do Vale do Rio Pardo, localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul. A região apresenta desiguais níveis de dinamismo econômico entre seus municípios e está verticalmente integrada ao mercado global de tabaco. Os dados secundários utilizados foram obtidos junto ao IBGE (2010) e ao CAGED (2010). A organização dos dados, com base no uso de gráficos, tabelas e mapas temáticos possibilitou a análise da dinâmica temporal e espacial do emprego e dos deslocamentos pendulares para trabalho no território regional, através da identificação dos distintos níveis de centralidade econômica e dos fluxos de deslocamento pendular para trabalho no território regional. Observa-se que tal dinamismo não é espacialmente homogêneo através da concentração do emprego na cidade média de Santa Cruz do Sul e da sua desigual distribuição espacial no território, promovendo fluxos pendulares para o trabalho com diferentes intensidades e conteúdos entre os municípios da região.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).