O Apelo Socioeconômico e a Ação Empreendedora no Processo de Estruturação de Configurações Produtivas Vinculadas à Bioenergia no Brasil
SOCIOECONOMIC APPEAL AND ENTREPRENEURIAL ACTION IN THE PROCESS OF STRUCTURING PRODUCTIVE CONFIGURATIONS LINKED TO BIOENERGY IN BRAZIL
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10185Mots-clés :
Bioenergia, Configurações produtivas, Empreendedorismo.Résumé
O aumento da população fez um mundo perceber um forte aumento na demanda por energia. A maior parte da atual demanda de energia é atendida pela queima de combustíveis fósseis. No entanto, o uso de combustíveis tradicionais está associado a um aumento ambiental na intensidade de gases nocivos, como dióxido de carbono, gases de efeito estufa e óxido de nitrogênio.O objetivo deste ensaio éproblematizar o que ficou denominado de apelo socioeconômico associado à ação empreendedora que é dirigida à estruturação de determinadas configurações produtivas orientadas à exploração da bioenergia no Brasil. Tal objetivo justifica-se na medida em que problematiza a maneira como ocorrem os processos que tendem a estimular o uso de fontes e formas alternativas de produção bioenergética. A fim de sustentar essa justificativa, este ensaio aborda o apelo socioeconômico da produção bioenergética no Brasil; o processo de mudança na perspectiva institucional; e, o empreendedor como agente de mudanças institucionais e inovações sociais. O resultado este trabalho proporciona subsídios acerca da reflexão que deve perpassar a busca de soluções consensuais e negociadas para os problemas que foram levantados quanto à exploração da bioenergia no Brasil. O ensaio apresenta-se como um veículo indicativo de como podem vir a ser conduzidas as transformações de ordem social com a proposição de uma reflexão sobre as soluções que têm sido desenvolvidas para resolver, de forma sustentável, os problemas relacionados à exploração da bioenergia no Brasil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).