Um Olhar para a Integração Vertical a Partir de Recursos e Capacidades Organizacionais: Um Estudo em Fábricas do Setor de Confecção de Roupas
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.307-329Mots-clés :
Visão Baseada em Recursos. Recursos e capacidade estratégicos. Integração Vertical. Estruturas de governança. Vantagem competitiva.Résumé
O presente artigo tem o objetivo de compreender a influência dos recursos e capacidades estratégicos na escolha pela integração vertical em fábricas de confecção de roupas femininas de Maringá. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com gerentes e sócios das fábricas de confecção de roupas. No que se refere aos resultados, identificou-se que, em todas as fábricas, é utilizado a estrutura de governança integração vertical no processo de modelagem e criação, etapa que se constituem a identidade dessas empresas. Também foi identificado a presença de contratos, principalmente na etapa de costura. Constatou-se que a integração vertical, como possível fonte geradora de vantagem competitiva em fábricas de confecção de roupas, é influenciada por recursos e capacidades estratégicos, notadamente recursos físicos (máquina de corte automatizado, software próprio, estrutura física própria), sendo que esses recursos foram encontrados, principalmente, nas empresas que são mais integradas verticalmente. Conclui-se que as fábricas que possuem maior nível de integração vertical, são também as que possuem mais recursos e capacidades estratégicos, potenciais geradores de vantagem competitiva.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).