A produção de Leite como Estratégia de Desenvolvimento para o Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.5.53-72Résumé
Este trabalho analisa o papel que a produção de leite pode desempenhar em uma estratégia de desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se que uma contribuição importante que a produção de leite pode proporcionar ao desenvolvimento deriva da sua capacidade de manutenção da população no meio rural, o que potencializa os seus efeitos sobre as economias locais. Tais efeitos se devem ao alto potencial de agregação de valor que a atividade leiteira pode proporcionar de forma direta, indireta e induzida. Para que possa desempenhar este papel, entretanto, é necessário reorientar as atuais políticas de fomento sustentadas pelos representantes da cadeia agroindustrial do leite que, por seu caráter concentrador e produtivista, podem levar à exclusão de mais de dois terços dos produtores no curto prazo. A principal conclusão do trabalho é que a promoção de sistemas de produção adaptados às condições da produção familiar seria um fator imprescindível para a construção de um modelo de desenvolvimento socialmente mais justo e territorialmente mais equilibrado.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).