Faces do Desenvolvimento Econômico em Pernambuco - Brasil
FACES OF ECONOMIC DEVELOPMENT IN PERNAMBUCO – BRAZIL
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.10663Mots-clés :
Desenvolvimento econômico. Crescimento econômico. Investimento em infraestrutura. Incentivos Fiscais. Pernambuco. Brasil.Résumé
Neste trabalho são trazidas à baila discussões acerca das ações e políticas tanto do Governo Federal como estadual que foram responsáveis pelo início de profundas transformações na economia do estado de Pernambuco. Se objetivou demonstrar que as decisões do Estado em promover a descentralização e crescimento econômico ocorreram por meio de investimento em infraestrutura econômico-produtiva, e pela oferta de políticas públicas efetivas de concessão de incentivos fiscais que têm em seus princípios descentralizar a produção industrial para as diversas regiões de seu território, por meio de alíquotas diferenciadas que aumentam os subsídios à medida que aumenta a distância da sua Região Metropolitana, a mais desenvolvida economicamente. O objeto de estudo escolhido foi a dinamização da economia do estado de Pernambuco, e todos os fenômenos que afloraram do momento de grande crescimento econômico por que passou após o ano de 2003. Considerou-se como recorte temporal os anos de 2007 a 2014 e foram consideradas as informações dos resultados dos investimentos dos Programas de Aceleração do Crescimento PAC 1 e 2 e os incentivos fiscais provenientes do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco-PRODEPE no mesmo período. A pesquisa se desenvolve considerando que essas ocorrências criaram um ambiente propício para estimular a acumulação de capital industrial e eficientes na atração de investidores e de novas empresas, traz informações sobre os investimentos do PAC, bem como da eficiência do PRODEPE como potencial para implantação e atração de novas empresas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).