Análise Institucional da Gestão Ambiental Pública no Semiárido Nordestino: O Caso do Município de Independência-CE
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.108-141Mots-clés :
Gestão ambiental, Análise institucional, IAD framework, Semiárido nordestinoRésumé
O artigo analisa os resultados da gestão ambiental pública em um município de pequeno porte do semiárido nordestino. Partindo do Institutional Analysis and Development (IAD- Framework) de Elinor Ostrom, o trabalho discute a configuração institucional dos atores e os instrumentos da gestão ambiental, avaliando a atuação do poder local e dos representantes da sociedade civil. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como unidade de análise o município de Independência localizado no estado do Ceará. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas com 29 atores chaves, representantes do poder público e da sociedade civil. Os resultados da pesquisa indicam que prevalece, na gestão ambiental do município de Independência, uma concepção defensiva e setorial, onde a integração é viabilizada de forma parcial.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).