Análise de Redes Sociais: Um Estudo Aplicado na Rede Leiteira do Município de Pato Branco (PR)
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.321-334Mots-clés :
Desenvolvimento endógeno. Análise de Redes Sociais. Atividade leiteira.Résumé
O objetivo deste artigo é analisar aspectos da rede social estabelecida em relação à atividade leiteira no município de Pato Branco, Estado do Paraná, a partir dos elementos da densidade, da centralidade e da reciprocidade presentes nessa rede. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso, a partir de uma pesquisa quanti-qualitativa. Com relação à coleta de dados, utilizou-se de fontes primárias a partir da técnica de pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas com roteiros semiestruturados envolvendo os diversos participantes da rede estudada. Os resultados encontrados demonstram que há baixa densidade e reciprocidade nesta rede, porém, a centralidade (horizontalidade da rede) apresentou um resultado que pode ser considerado bom. A partir dos resultados apresentados, identificou-se que mesmo com a presença local de diversos agentes de apoio, a maioria destes apresenta pouca interação com a rede leiteira estudada. No que se refere ao desenvolvimento endógeno, percebe-se que a atividade leiteira é forte indutora local, contribuindo de forma considerável com aspectos socioeconômicos, porém, o que se observa é que a atividade demanda de uma maior organização local.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).