Fatores que Impactam no Insucesso de Micro e Pequenas Empresas Brasileiras do Setor Metalmecânico
CRITICAL FACTORS FOR THE FAILURE OF SMALL METALWORKING COMPANIES IN BRAZIL
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11111Mots-clés :
Insucesso empresarial, Micro e pequenas empresas, Desempenho organizacionalRésumé
Empresas de micro e pequeno porte contribuem para o bem-estar do local onde estão inseridas, na medida em que geram empregos, introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico. A função social e a importância econômica das empresas de micro e pequeno porte, bem como as vulnerabilidades que ocasionam seu insucesso, são colocadas em evidência neste estudo. Com base em pesquisas acerca dos fatores que contribuem para o insucesso de pequenos negócios no Brasil e no exterior, a presente pesquisa teve como objetivo investigar quais são os fatores ligados ao insucesso de empresas de micro e pequeno porte do setor metalmecânico localizadas na Serra Gaúcha, no sul do Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade e aplicados roteiros básicos de questões a especialistas que possuem experiência relacionada aos aspectos financeiros, estratégicos, operacionais e mercadológicos de micro e pequenas empresas. Os resultados indicam que os fatores críticos para o insucesso de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha estão concentrados em temas como a fraqueza na elaboração e na disseminação do seu planejamento, o desequilíbrio financeiro, as dificuldades com a precificação de produtos e com o controle de estoques, e a falta de investimento em estratégias de marketing e inovação. Este estudo pode contribuir para minimizar a carência de pesquisas relacionadas ao assunto, além de fornecer um aprofundamento sobre as melhores práticas na condução de micro e pequenas empresas, auxiliando a evitar o encerramento precoce de suas atividades.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).