Espaço Público e Desenvolvimento: a Encruzilhada da Cidadania
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.6.61-86Résumé
O artigo propõe-se confrontar as teses desenvolvimentistas com os novos desafios de uma cidadania engajada, tendo como referência ético-política a preocupação com a fragilização da condição humana, aviltada em sua dignidade pelas implicações sociais e ambientais derivadas de uma desenfreada acumulação globalizada do capital, em detrimento de processos inclusivos de desenvolvimento. Sem pretensão de conclusões taxativas, busca-se vislumbrar algumas alternativas para a construção de espaços públicos necessários para uma vivência humana digna, drasticamente abalada pelo processo, hoje hegemônico, de globalização neoliberal.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).