Práticas adotadas na suinocultura alinhadas com a economia circular: uma revisão integrativa da literatura
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.11906Mots-clés :
Economia Circular. Sustentabilidade. Suinocultura. Estrutura ReSOLVE.Résumé
Diferentemente da Economia Linear (EL), baseada na exploração dos recursos naturais para produção de bens, a Economia Circular (EC) visa eliminar os desperdícios, otimizar recursos e melhorar o design dos produtos e processos. A suinocultura é caracterizada pelo seu potencial poluidor, e o problema aumenta pelo fato de a carne suína ser a mais consumida mundialmente, se tornando fundamental entender o que tem sido feito pelos agentes para mitigar os impactos causados ao meio ambiente. Destarte, o objetido deste trabalho foi o de identificar quais práticas têm sido adotadas pelos agentes na suinocultura e em que medida estão alinhadas ao que é preconizado pela EC. Para tanto, foi utilizado o procedimento técnico da revisão integrativa da literatura para o levantamento das informações necessárias para atingir o objetivo do trabalho, que teve abordagem quali-quantitativa, se caracterizando com uma pesquisa básica, exploratória, e com recorte transversal. Como principais resultado foram identificadas 14 práticas adotadas pela suinocultura alinhadas ao que é preconizado pela EC, mostrando que há uma evolução dessa cadeia no sentido de uma transição da EL para a EC.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).