A Utilização do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social na promoção do Desenvolvimento Local
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12333Mots-clés :
Cooperativas de Crédito, Desenvolvimento Local, FATES, CredichapadaRésumé
O objetivo do estudo é verificar como a utilização dos recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) da Sicoob Credichapada relaciona-se com o desenvolvimento local. Esta pesquisa parte de uma análise exploratória e se caracteriza como estudo de caso, com uso de estratégias metodológicas de análise documental, observação e entrevistas. Os resultados evidenciam que dados os impactos gerados pela Sicoob Credichapada, os recursos gastos a partir do Fates são consideravelmente baixos em comparação com o patrimônio líquido ajustado da cooperativa. Apesar de baixos, no entanto, foi ressaltada a relevância desses recursos na promoção do desenvolvimento local. A análise da evolução dos gastos provenientes da conta Fates para manutenção de ações em uma cooperativa foi destaque em geração de impactos econômicos e sociais; houve investigação sobre a gestão do Fates pela cooperativa e suas prioridades. A possibilidade de relacionar a utilização dos recursos do Fates de cooperativas com o desenvolvimento local, a partir de impacto na sociedade, pode suscitar as discussões sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento das comunidades. Espera-se que este trabalho contribua para gestores, cooperados e demais envolvidos com cooperativas no entendimento da importância e possíveis impactos do Fates no desenvolvimento local. Por fim, sugere-se que outras cooperativas possam se espelhar nesses resultados a fim de criar ambientes propícios para geração de impactos na sociedade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).