Contradições do desenvolvimento regional no Brasil: formação do território e inserção internacional
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12546Mots-clés :
Brasil; desenvolvimento desigual; desenvolvimento regional; formação territorial; inserção internacional; pensamento social brasileiro.Résumé
O tema deste artigo é o desenvolvimento regional no Brasil. Quais variáveis podem explicar as diversas regionalizações que ocorreram no Brasil? Há nexos entre a configuração regional, o acúmulo de desigualdades e a ocorrência de conflitos sociais ao longo da formação territorial do Brasil? O que explica a natureza da inserção do Brasil no sistema-mundo? Para responder a essas questões perseguiram-se os seguintes objetivos: proceder a uma releitura da formação territorial do Brasil, apoiada em intérpretes selecionados do pensamento social brasileiro, com vistas à identificação das variáveis que podem explicar as suas regionalizações; buscar nexos entre a configuração regional, o acúmulo de desigualdades e a ocorrência de conflitos sociais ao longo da formação territorial do Brasil; e reunir evidências que permitam explicar a inserção internacional do Brasil. Quanto ao método, a pesquisa que deu origem ao artigo valeu-se do método dialético de abordagem e dos métodos comparativo, estatístico e histórico de procedimento; os dados foram obtidos a partir de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e levantamento estatístico. Os resultados mostram que a configuração regional do Brasil, marcada por desigualdades, pode ser explicada por sua inserção passiva no sistema-mundo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).