Mobilidade Estudantil como Dinamizadora de Recursividades na Abordagem das Capacitações

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DOI :

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.12750

Mots-clés :

Desenvolvimento; Educação; Mobilidade; Liberdades; Abordagem das Capacitações.

Résumé

A África é fortemente afetada pela mobilidade humana internacional, que tem, entre outros motivos, a busca por qualificação profissional por meio da educação. O objetivo do presente artigo é analisar a experiência da mobilidade estudantil como possibilidade de desenvolvimento humano, a partir do estudo do caso dos moçambicanos que realizam cursos de Graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Problematiza-se como a mobilidade estudantil possibilita desfrutar das liberdades propostas na Abordagem das Capacitações: liberdade política, facilidades econômicas, oportunidades sociais, garantias de transparência e segurança protetora. O estudo qualitativo e descritivo está ancorado em entrevistas semiestruturadas realizadas com 19 alunos da Unilab em 2020. Os entrevistados, ao optarem pela mobilidade, acessaram uma liberdade de escolha que possibilitou outras liberdades e oportunidades, em um movimento recursivo virtuoso que se reflete não apenas na sua esfera pessoal, como também no desenvolvimento das suas regiões e país de origem. A mobilidade abriu perspectivas de crescimento econômico, social, cultural e político para os estudantes moçambicanos. Evidenciou-se que a mobilidade estudantil dinamizadora de recursividades na Abordagem das Capacitações: do Estado para a pessoa, da pessoa para o Estado e das pessoas entre si.

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Publié-e

2023-06-13

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de Lavor, A. A. A. ., & Mazzarino, J. M. (2023). Mobilidade Estudantil como Dinamizadora de Recursividades na Abordagem das Capacitações. Desenvolvimento Em Questão, 21(59), e12750. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.12750