Retrato de uma vida em comunidade: o relato de si ante a duas modalidades de desenvolvimento
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.12946Mots-clés :
desenvolvimento local, Indivíduo e sociedade, História de vida, ComunidadeRésumé
Neste artigo, o tema do desenvolvimento é abordado considerando eventos e relatos da vida individual coletados em entrevista qualitativa. O estudo é oriundo de pesquisa realizada em 2003 em um pequeno município da microrregião de Montenegro, no Rio Grande do Sul, entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha. Foi privilegiado um único caso de entrevista para análise e o objetivo principal é mostrar o engajamento ético individual por parte do entrevistado construído ao longo da vida junto à comunidade. Esta situação ocorre num contexto específico de entendimento a respeito de como o desenvolvimento precisa ser buscado e atingido. Os resultados do cotejo entre as abordagens teóricas e o material empírico sugerem que, ao relatar a si mesmo, é possível chegar aos confins nos quais a experiência individual se percebe, procurando, assim, dar conta de si somente por meio da relação com os outros, das memórias e das expectativa com os projetos de futuro organizados socialmente. Como considerações finais, observa-se que neste caso individual existe um engajamento ético do sujeito com problemas do passado e do futuro da comunidade em que vive, especialmente mostrando que os processos de desenvolvimento obedecem a lógicas distintas e articuladas: uma que o entende enquanto um processo imanente de “progresso” no tempo e outra que supõe a necessidade de esforços individuais e coletivos de intervenção, correção e construção
Références
AGAMBEN, G. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
AGAMBEN, G. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017. (Homo Sacer IV, 2).
ASSIS, R. V. Disposições, hábitos e provas: as sociologias do indivíduo de Bernard Lahire, Jean-Claude Kaufmann e Danilo Martuccelli. Civitas, v. 21, n. 1, p. 59-70, 2021.
BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e literatura: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense. 1985a. p. 36-49. (Obras escolhidas, v. 1).
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e literatura: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense. 1985c. p. 114-119. (Obras escolhidas, v. 1).
BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e literatura: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense. 1985b. p. 197-221. (Obras escolhidas, v. 1).
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG; São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder. Teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CAMARGO, A.; DANIEL, C. Estudos sociais da quantificação e suas implicações na sociologia. Sociologias, v. 23, n. 56, p. 42-81, 2021.
CORTEZE, D. P. Ulisses foi para América. Zero Hora, Porto Alegre, 21 maio 2005. Segundo Caderno, p. 6.
COSTA, L.; SANTOS, Y. O “relato de vida” como método das ciências sociais. Entrevista com Daniel Bertaux. Tempo Social, v. 32, n. 1, p. 319-346, 2020.
CRAPANZANO, V. Tuhami, a portrait of a Moroccan. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
DAWSEY, J. Piscadela das caveiras: escatologia do Jardim das Flores. Tempo Social, v. 19, n. 2, p. 179-202, 2007.
DE VRIES, P. Comunidad y desarrollo en los Andes peruanos: una crítica etnográfica al programa de modernidad/colonialidad. Sociologias, v. 15, n. 33, 2013.
DE VRIES, P. Vanishing mediators: enjoyment as a political factor in western Mexico. American Ethnologist, v. 29, n. 4, p. 901-927, 2002.
DOSSE, F. História e psicanálise: genealogia de uma relação. In: DOSSE, F. História e ciências sociais. Bauru: Edusc, 2004. p. 63-113.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
ESPOSITO, R. Communitas: origen y destino de la comunidad. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2003.
FARINA, G. História de Veranópolis. Veranópolis: Smec, 1992.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Curso dado no Collège de France (1981-1982). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, M. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1998. (Vol. 2: o uso dos prazeres).
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. Curso dado no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FREITAS, G. R. Colonialidade, desenvolvimento e resistência subalterna: a instalação de projetos de infraestrutura de grande escala em São José do Norte. 2019. Tese (Doutorado) – UFRGS, PPG Sociologia, 2019.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.
GRIMSHAW, A. Telling stories, screening lives: notes towards an anthropological biography. Social Anthropology, v. 28, n. 1, p. 168-183, 2020.
GUICHARD, E.; CONCHA, V.; HENRIQUEZ, G.; CAVALLI, S.; D'EPINAY, C. Reconstrucción subjetiva del curso de la vida en Chile. Revista Mexicana de Sociología, v. 75, n. 4, p. 617-646, 2013.
JAY, M. Songs of experience. Modern American and European variations on a universal theme. Berkeley; London: University of California Press, 2005.
LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEAL, O. F. Os gaúchos. Cultura e identidade masculinas no Pampa. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2021.
LEPENIES, P. The Anthroposeen: the invention of linear perspective as a decisive moment in the emergence of a geological age of mankind. European Review, v. 26, n. 4, p. 583-599, 2018.
LEWIS, D. “Big D” and “little d”: two types of twenty-first century development? Third World Quarterly, v. 40, n. 11, p. 1.957-1.975, 2019.
LONG, N. Development sociology: actor perspectives. London: Routledge, 2001.
MENDRAS, H. Sociedades camponesas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSSE, D. Cultivating development: an ethnography of aid policy and practice. Nova York: Pluto Press, 2005.
OCHS, E.; CAPPS, L. Narrating the self. Annual Review of Anthropology, v. 25, p. 19-43, 1996.
OLIVIER DE SARDAN, J.-P. Anthropologie et developpment: essai en socio-anthropologie du changement social. Paris: Apad; Karthala. 1995.
PANDIAN, A. Devoted to development: moral progress, ethical work, and divine favor in south India. Anthropological Theory, v. 8, n. 2, p. 159-179, 2008.
PAREDES PEÑAFIEL, A.; RADOMSKY, G. "Água é vida": política, memória e experiência nos conflitos em torno da mineração em Cajamarca, Peru. Revista de Antropologia (USP), v. 64, n. 1: e184476, 2021.
RAUD, C. Indústria, território e meio-ambiente no Brasil: perspectiva da industrialização descentralizada a partir da análise da experiência catarinense. Florianópolis: Editora da UFSC; Blumenau: Editora da Furb, 1999.
ROSE, N. Inventando nossos eus. In: SILVA, T. T. (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 137-204.
SANTOS, H.; OLIVEIRA, P.; SUSIN, P. Narrativas e pesquisa biográfica na sociologia brasileira. Revisão e perspectivas. Civitas, v. 14, n. 2, p. 359-382, 2014.
SENNETT, R. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
THOMAS, A. Development as practice in a liberal capitalist world. Journal of International Development, n. 12, p. 773-787, 2000.
TURNER, V. Dewey, Dilthey, and drama: an essay in the anthropology of experience. In: TURNER, V.; BRUNER, E. (Ed.) The anthropology of experience. Urbana: University of Illinois Press, 1986. p. 33-44.
VELHO, G. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
WAIZBORT, L. As aventuras de Georg Simmel. 3. ed. São Paulo: FFLCH/USP; Ed. 34, 2013.
WATANABE, C. Development as pedagogy: On becoming good models in Japan and Myanmar. American Ethnologist, v. 44, n. 4, p. 591-602, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).