Crédito Solidário e Desenvolvimento Local: O Caso da Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Araponga, MG
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.19.103-131Mots-clés :
Cooperativa de crédito solidário, Agricultura familiar, Desenvolvimento localRésumé
O objetivo desta pesquisa foi verificar as contribuições da Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Araponga (Ecosol Araponga) para o desenvolvimento local no município de Araponga, MG, sinalizando também alguns desafios dessa organização. A pesquisa foi do tipo qualitativo-descritivo, utilizando-se do estudo de caso. O processo de coleta de dados envolveu observação participante e entrevistas semi-estruturadas com dirigentes/gestores e cooperados em julho/2010, contemplando uma amostra de 50 cooperados e 5 dirigentes. A cooperativa analisada é gerenciada e dirigida pelos próprios agricultores familiares, o que a possibilita utilizar as informações de sua rede de relações sociais na operacionalização e no fortalecimento da gestão do crédito, em prol do desenvolvimento local. Os resultados mostram várias formas pelas quais tanto os agricultores familiares, quanto a atividade econômica do município viram-se beneficiados pelas atividades da cooperativa. Esses dados nos indicam que a essência da contribuição dessa cooperativa ao desenvolvimento local está no fato de que ela possibilita o acesso ao crédito em quantidade considerada suficiente e no tempo certo para que os agricultores familiares aproveitem as oportunidades de mercado e aperfeiçoem seus sistemas produtivos, promovendo a circulação local de recursos financeiros, e as possibilidades de construção coletiva de projetos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).