Transformação digital em uma cooperativa de crédito
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.14192Mots-clés :
Estratégia, Operações em serviços, Transformação digital, Tecnologia bancária, Cooperativas de créditoRésumé
A transformação digital está alterando a forma das pessoas realizarem transações financeiras. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou verificar o processo de transformação digital de uma cooperativa de crédito, visando a melhorar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio da técnica de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada, mediante aplicação de Roteiros Básicos de Questões, quando foram entrevistadas quatro pessoas ligadas à cooperativa em estudo, três gestores do Centro Administrativo, o CAS e mais quatro associados da cooperativa. Os resultados desta pesquisa apresentam para o meio acadêmico o processo de transformação digital da cooperativa, além de apresentar direcionamentos propostos para a continuidade deste processo no contexto investigado. Considerando a perspectiva gerencial, oferece informações e direcionamentos sobre o processo de transformação digital nas cooperativas de crédito, auxiliando nas tomadas de decisão e introdução do processo.
Références
ALEXANDER, S. K.; KARAMETAXAS, X. Digital transformation and financial inclusion. SSRN Electronic Journal, p. 1-18, 2020.
BARBU, C. M.; FLOREA, D.; DABIJA, D. C.; BARBU, M. Customer experience in fintechs. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v. 16, n. 5, p. 1.415-1.433, 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BERGHAUS, S.; BACK, A. Stages in digital business transformation: results of an empirical maturity study. In: MCIS – Mediterranean Conference on Information Systems, 10. Proceedings... Paphos, Chipre: University of Nicosia, 2016.
BERNARD, H. R.; WUTICH, A. Y.; RYAN, G. W. Analyzing qualitative data: systematic approaches. 2nd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2016.
BRINKMANN, S.; KVALE, S. Doing interviews. 2nd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.
DUARTE, F. A.; MOREIRA, V. R.; FERRARESI, A. A.; GERHARD, A. Avaliação da percepção dos membros das cooperativas de crédito sobre a qualidade do serviço por meio da inovação em serviços. RAI – Revista de Administração e Inovação, v. 13, n. 4, p. 242-250, 2016.
FEBRABAN. Federação Brasileira de Bancos. Pesquisa Febraban de tecnologia bancária 2020. São Paulo: Deloitte Brasil, 2020. Disponível em: https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/pesquisa-febraban-tecnologia-bancaria.html. Acesso em: 18 abr. 2021.
FITZGERALD, M.; KRUCHWITZ, N.; BONNET, D.; WELCH, M. Embracing digital technology: a new strategic imperative. Sloan Management Review, v. 55, n. 2, p. 2-12, 2013.
FLICK, U. Doing interview research: the essential how to guide. 1st edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2022.
GIBBS, G. R. Analyzing qualitative data. 2nd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.
GUBRIUM, J. F.; HOLSTEIN, J. A.; MARVASTI, A. B.; McKINNEY, K. D. The sage handbook of interview research: the complexity of the craft. 2nd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2012.
HENNINK, M.; HUTTER, I.; BAILEY, A. Qualitative research methods. 2nd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2020.
HENRIETTE, E.; FEKI, M.; BOUGHZALA, I. Digital transformation challenges. In: MCIS – Mediterranean Conference on Information Systems, 10. Proceedings... Paphos, Chipre: University of Nicosia, 2016.
HESS, T.; MATT, C.; BENLIAN, A.; WIESBÖCK, F. Options for formulating a digital transformation strategy. MIS Quarterly Executive, v. 15, n. 2, p. 123-139, 2016.
ISMAIL, M. H.; KHATER, M.; ZAKI, M. Digital business transformation and strategy: what do we know so far? Cambridge Service Alliance, v. 10, p. 1-35, 2017.
JACKSON, K.; BAZELEY, P. Qualitative data analysis with NVivo. 3rd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2019.
JEMIELNIAK, D.; PRZEGALIŃSKA, A. Collaborative society. Cambridge: MIT Press, 2020.
KHAN, S. Leadership in the digital age: a study on the effects of digitalization on top management leadership. Stockholm: Stockholm University; Faculty of Social Sciences; Stockholm Business School, 2016.
KING, N.; HORROCKS, C. Interviews in qualitative research. 2nd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2019.
LEMON, K. N.; VERHOEF, P. Understanding customers experience throughout the customer journey. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 69-96, 2016.
LUO, R.; LI, H.; ZHANG, J.; SHIM, J. P. Examining multi-dimensional trust and multi-faceted risk in initial acceptance of emerging technologies: an empirical study of mobile banking services. Decision Support Systems, v. 49, n. 2, p. 222-234, 2010.
MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D.; WILLS, P. Marketing research: applied approach. 5th edition. New York: Pearson, 2017.
MAVLUTOVA, I.; VOLKOVA, T.; NATRINS, A.; SPILBERGS, A.; AREFJEVS, I.; MIAHKYKH, I. Financial sector transformation in the era of digitalization. Studies of Applied Economics, v. 38, n. 4, p. 1-15, 2021.
MBAMA, C. I.; EZEPUE, P.; ALBOUL, L.; BEER, M. Digital banking, customer experience and financial performance. Journal of Research in Interactive Marketing, v. 12, n. 4, p. 432-451, 2018.
MELECKY, M.; PODPIERA, A. M. Financial sector strategies and financial sector outcomes: do the strategies perform? Economic Systems, v. 44, n. 2, Article 100757, 2020.
MORAKANYANE, R.; GRACE, A.; O’REILLY, P. Conceptualizing digital transformation in business organizations: a systematic review of literature. In: Bled E-conference. Digital Transformation: From Connecting Things to Transforming our Lives, 30. Proceedings… Bled, Slovenia: University of Maribor, 2017.
MUÑOZ, P.; KIMMITT, J.; DIMOV, D. Packs, troops and herds: prosocial cooperatives and innovation in the new normal. Journal of Management Studies, v. 57, n. 3, p. 470-504, 2019.
MYERS, M. D. Qualitative research in business and management. 3rd edition. Thousand Oaks: Sage Publications, 2019.
OLIVEIRA, J. N. B. Transformação digital bancária sob a perspectiva do design de serviços. 109 f. Dissertação (Mestrado em Design). Brasília: Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade de Brasília, 2019.
OZILI, P. K. Impact of digital finance on financial inclusion and stability. Borsa Istambul Review, v. 18, n. 4, p. 329-340, 2018.
PELYKH, V. Y. Finance 4.0 as the idea of digital transformation of the financial sector. World of Economics and Management, v. 20, n. 2, p. 134-148, 2020.
PRAMANIK, H. S.; KIRTANIA, M.; PANI, A. K. Essence of digital transformation – Manifestations at large financial institutions from North America. Future Generation Computer Systems, v. 95, p. 323-343, 2019.
REMLER, D. K.; VAN RYZIN, G. G. Research methods in practice: strategies for description and causation. Thousand Oaks: Sage Publications, 2011.
RIBEIRO, J. L. D.; MILAN, G. S. Planejando e conduzindo entrevistas individuais. In: RIBEIRO, J. L. D.; MILAN, G. S. (ed.). Entrevistas individuais: teoria e aplicações. Porto Alegre: FEEng/UFRGS, 2004. p. 9-22. Cap. 1.
ROVANI, B. P.; MARCHESAN, J.; RAMOS, F. M.; VARGAS, L. P. Desenvolvimento socioeconômico e cooperativismo de crédito no município de Concórdia-SC. Desenvolvimento em Questão, Ijuí: Editora Unijuí, v. 18, n. 52, p. 308-323, 2020.
RUDIO, R. T.; MAINARDES, E. W. Lealdade de cooperados em uma cooperativa de crédito. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 4, p. 30-46, 2016.
SADIGH, A. N.; ASGARI, T.; RABIEI, M. Digital transformation in the value chain disruption if banking sector. Journal of the Knowledge Economy, v. 13, n. 1, p. 1.212-1.242, 2022.
SANCHEZ, M. A.; ZUNTINI, J. I. Organizational readiness for the digital transformation: a case study research. Revista Gestão & Tecnologia, v. 18, n. 2, p. 70-99, 2018.
SCHALLMO, D.; WILLIAMS, C. A.; BOARDMAN, L. Digital transformation of business models – best practice, enablers and roadmap. International Journal of Innovation Management, v. 21, n. 8, p. 1-17, 2017.
SCHREIER, M. Qualitative content analysis in practice. London: Sage Publications, 2012.
SCOTT, C. R. C.; REIDORFOR, V. K.; BRANDÃO, J. B.; HAAS, F. R. Inserção do cooperativismo de crédito nos municípios: contribuições para o desenvolvimento econômico e social. Revista Gesto: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, v. 10, n. 1, p. 97-116, 2022.
SCOTT, S. V.; VAN REENEN, J.; ZACHARIADIS, M. The long-term effect of digital innovation on bank performance: an empirical study of SWIFT adoption in financial services. Research Policy, v. 46, n. 5, p. 984-1.004, 2017.
SEBASTIAN, I. M.; ROSS; J. W.; BEATH, C.; MOCKER, M.; MOLONEY, K. G.; FONSTAD, N. O. How big old companies navigate digital transformation. MIS Quarterly Executive, v. 16, n. 3, p. 197-213, 2017.
SICREDI PIONEIRA. Números da Cooperativa em 2019. Disponível em: https://www.sicredipioneira.com.br/pioneira#numeros-da-cooperativa. Acesso em: 16 maio 2020.
SILVEIRA, A. B.; HOPPEN, N. Platform culture in the sharing economy: a rental Goalkeepers case study. Revista de Administração Faces Journal, v. 19, n. 4, p. 110-128, 2020.
SUTHERLAND, W.; JARRAHI, M. H. The sharing economy and digital platforms: a review and research agenda. International Journal of Information Management, v. 43, p. 328-341, 2018.
TORRES, Y. F.; FERNÁNDEZ, M. G.; ZURDO, R. P. ¿Cómo percibe la banca cooperativa el impacto de la transformación digital? Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, n. 95, p. 11-38, 2019.
TORRES-INGA, C. S.; VELASCO-HERAS, C.; JUANE, A. J. A.; GUEVERA-VIERA, G. E.; GUEVERA-VIEIRA, R. V. Technical efficiency’s nonparametric analysis of Ecuadorian Saving and credit cooperatives before and during the pandemic. Economies, v. 10, n. 82, p. 1-15, 2022.
UDOVITA, P. Conceptual review on dimensions of digital transformation in modern era. International Journal of Scientific and Research Publications, v. 10, n. 2, p. 520-529, 2020.
VERHOEF, P. C.; BROEKHUIZEN, T.; BART, Y.; BHATTACHARYA, A.; DONG. J. Q.; FABIAN, N.; HAENLEIN, M. Digital transformation a multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, v. 122, p. 889-901, 2021.
VIAL, G. Understanding digital transformation: a review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, v. 28, n. 2, p. 118-144, 2019.
WESTERMAN, G.; CALMÉJANE, C.; BONNET, D.; FERRAIS, P.; MCAFEE, A. Digital transformation: a roadmap for billion-dollar organizations. Paris and Cambridge: Capgemini Consulting & MIT Center for Digital Business, 2011.
WOCCU – World Council of Credidt Unions. Global credit union movement surpasses 274 million. 24 out. 2019. Disponível em: https://www.woccu.org/newsroom/releases/Global_Credit_Union_Movement_Surpasses_274_Million. Acesso em: 25 abr. 2020.
WYMAN, O. Cooperative banking: leveraging the cooperative difference to adapt to a new environment. Marsh & MacLennan Companies, 2014. Disponível em: http://www.oliverwym an.com/content/dam/oliverwyman/global/en/files/insights/financialservices/2014/Mar/2014%20Oliver%20Wyman_Cooperative%20Banking_web.pdf. Acesso em: 7 dez. 2019.
ZACHARIADIS, M.; OZCAN, P. The API economy and digital transformation in financial services: the case of open banking. SWIFT Institute. Working Paper, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2975199. Acesso em: 11 abr. 2020.
ZAKI, M. Digital transformation: harnessing digital technologies for the next generation of services. Journal of Services Marketing, v. 33, n. 4, p. 429-435, 2019.
ZAWIŚLAK, P. A. Business models of “new cooperativism” organizations as an instrument if sustainable development stimulation. Central European Management Journal, v. 28, n. 3, p. 168-195, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).