Tecnologias produtivas versus canais de comercialização para hortaliças
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2024.60.16019Mots-clés :
Supermercados, Feiras, Assistência técnica, Adubação orgânica, IrrigaçãoRésumé
Essa pesquisa além de caracterizar os estabelecimentos produtores de hortaliças investigou a adoção de tecnologias na produção de hortaliças por agricultores familiares e a relação com canais de comercialização. A pesquisa envolveu métodos mistos, quantitativa e qualitativa, os dados foram coletados de forma presencial por meio de entrevistas no ano de 2023 diretamente nos estabelecimentos rurais, com auxílio de um questionário com perguntas abertas e fechadas junto aos proprietários(as) de 30 estabelecimentos agropecuários com produção de hortaliças dos três maiores municípios (em população) da Região Central do Rio Grande do Sul, Brasil (Cachoeira do Sul; Santiago e Santa Maria). A análise dos dados utilizou estatística descritiva, testes estatísticos não paramétricos e teste Qui-Quadrado, utilizando o software SPSS@. Foi identificado tendência de envelhecimento, masculinização da população rural e predomínio de estabelecimentos de até 10 hectares. As correlações positivas com o canal de comercialização feira foram: 1) Tecnologia de conhecimento (assistência técnica); 2) Tecnologia de adubação e controle fitossanitário (adubação orgânica e manejo alternativo); 3) Tecnologia de irrigação (sistema manual); 4) Tecnologia de tração e equipamentos (motocultivadores e enxadas rotativas). O canal supermercado se correlacionou com: 1) Tecnologia de adubação e controle fitossanitário (adubação química e manejo convencional); 2) Tecnologia de irrigação (gotejamento); 3) Tecnologias de cobertura e proteção de cultivo (plástico/estufa). Os dados desse estudo podem auxiliar elaboração de políticas públicas, pois ao incentivar uma determinada tecnologia pode-se impulsionar um ou outro canal de comercialização.
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