Métodos Quantitativos em Ciências Sociais: Sugestões para Elaboração do Relatório de Pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.348-369Mots-clés :
Ciências Sociais, Métodos de Pesquisa, Pesquisa Quantitativa, Análise Multivariada de Dados, Relatório de PesquisaRésumé
A produção intelectual brasileira e internacional no campo das Ciências Sociais tem apresentado considerável do uso de métodos quantitativos em pesquisa, impulsionado pela popularização de softwares estatísticos e pela facilidade com que análises estatísticas executadas anteriormente com o uso de linguagem de programação passaram a ser incorporadas no repertório dos pesquisadores. A disponibilidade de softwares estatísticos como o SPSS, STATA, Matlab, SAS, BioEstat, SISTAT, a linguagem R, dentre outros, tem acentuando a demanda por um maior aprofundamento por parte dos pesquisadores sobre estatística aplicada, contribuindo para a difusão de seu uso nas Ciências Sociais. Este artigo tem como objetivo discutir os aspectos técnicos e metodológicos e propor um roteiro sugestivo para auxiliar os pesquisadores na elaboração do relatório de pesquisa de abordagem quantitativa, contribuindo para um maior rigor no tratamento e análise dos dados e permitindo que os resultados obtidos sejam significativos tanto do ponto de vista estatístico quanto do ponto de vista conceitual. Como referencial teórico optou-se pela utilização de artigos similares publicados internacionalmente e do cotejamento com o texto original dos autores geralmente citados em pesquisas como Likert (1932), Cronbach (1951, 2004), Nunnally (1978) bem como dos manuais utilizados contemporaneamente.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).