Dupla hermenêutica no campo da gestão social: evidências empíricas no âmbito do colegiado do território da cidadania Sertão de Minas
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.60-90Mots-clés :
Gestão Social, Teoria da Estruturação, Dupla HermenêuticaRésumé
O fenômeno da dupla hermenêutica, que, fundamentalmente, destaca a interação interpretativa mútua entre as ciências sociais e as atividades que constituem seu “objeto” de estudo, constitui um elemento central nas discussões do sociólogo inglês Anthony Giddens. Partindo dessa premissa, este trabalho questiona se, no campo da Gestão Social, esse fenômeno estaria ocorrendo. Na tentativa de responder a essa indagação, estabeleceu-se como objetivo principal investigar, por meio de um estudo de caso, qual a significação que os atores leigos (especificamente, os membros do Colegiado do Território da Cidadania Sertão de Minas) dão ao conceito “gestão social”. As entrevistas realizadas com os membros do colegiado indicaram que, pelo menos nesse contexto de interação, conceitos próprios da área – como participação e bem comum – já começam a ser apropriados pelos atores leigos. O trabalho sugere, ainda, que, para atores leigos, à semelhança do que ocorre entre alguns teóricos da área, a percepção do conceito de gestão social está segmentada entre meio (um modo específico de gestão) e finalidade (atendimento das necessidades sociais).Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).